terça-feira, 17 de novembro de 2009

Importância do Treinador

Este campeonato brasileiro está desmentindo a máxima de que os times de ponta são aqueles que não trocam de técnico. Entre os cinco primeiros, somente o Atlético MG não trocou o técnico em meio ao campeonato, os quatro primeiros trocaram. Eu já não tenho a convicção sobre a importância do técnico sobre um time, ou qual o tipo de técnico que vale a pena. Confesso que não gosto de técnicos com muito gosto pela parte tática e gosto menos ainda daqueles que montam o seu time de acordo com o adversário e o local onde jogam. Gosto de treinadores vibrantes e acho que a importância maior do treinador é no sentido do ânimo do time. Um treinador tem que estar fechado com o seu grupo. O Felipão, o melhor de todos, sucumbiu no Chelsea porque não conseguiu se comunicar com o grupo, impor a sua maior característica que é o espírito de equipe. Sucumbirá quando não se fizer entender, independentemente de todo o seu conhecimento técnico e tático. Ninguém discorda de que hoje temos uma boa seleção e que o mérito é do Dunga. Ele não inventou, colocou os jogadores um suas posições de origem e formou um grupo. Não fez qualquer revolução tática, mas obteve, devido a repetidas convocações, o respeito de seu grupo. Esta a razão do sucesso. Luxemburgo tido e havido como um dos melhores do Brasil, com um time médio, está lutando para não ser rebaixado. Ricardo Gomes, sem qualquer destaque em sua carreira, será campeão brasileiro com o mesmo time do Muricy, que foi demitido por estar em posição intermediária na tabela. O grupo estava cansado do Muricy, só isto fez o São Paulo chegar à ponta com outro treinador. Estou apenas divagando sobre este tema, me convencendo que talvez não seja prioritário para o Grêmio contratar um treinador por um balaio de dinheiro. O perfil é mais importante que o currículo, mas não tenho convicção sobre isso. Me ajudem opinando sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário